quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PORQUE E PARA QUE ESTUDAR TEOLOGIA?

PORQUE E PARA QUE ESTUDAR TEOLOGIA?



A Teologia não é uma destas matérias obscuras, que é abandonada aos curiosos para investigar, e em cuja contemplação, homens especulativos e ponderados podem passar suas horas de lazer e solidão. Sua reivindicação à atenção universal se manifesta na narrativa sucinta que agora foi apresentada de sua natureza. Suas instruções são dirigidas a pessoa de qualquer descrição , aos cultos e aos incultos, ao estudante aposentado, e àquele que está ocupado nos cenários animados da vida. Ela é interessante a todos, pois fornece o conhecimento de Deus e o seu Filho, que é a fonte da vida eterna. Mas, no caso de vocês, há um motivo particular, além da consideração de seu bem-estar pessoal, por que ela deveria ocupar não apenas uma parcela de seus pensamentos, mas deveria se tornar no objeto principal de suas pesquisas.

 A Teologia é a sua profissão como a medicina é a do médico, e a lei é do causídico. Sua ambição deveria ser a de sobressair-se nela, não , contudo, pelos mesmos motivos que estimula a diligência dos homens das outras contudo, pelos mesmos motivos que estimulam a diligência dos homens das outras profissões , o desejo da fama,
ou a perspectiva de lucros, mas tendo em vista o cumprimento fiel e honroso dos deveres do ofício com o qual vocês esperam um dia serem incumbidos. “Estes homens são os servos do Deus Altíssimo, que nos mostram o caminho da salvação”.


Triplamente solene é a responsabilidade que cabe ao estudante de Teologia  para saber o que há no vasto campo da revelação divina: 


A) É o desejo de Deus que todos venham ao conhecimento dEle. 


B) Este conhecimento é essencial para que o modo de vida que adorna a doutrina que professamos possa ser vivido.


C) Este conhecimento é essencial, sendo, como é, a mensagem distintiva entregue àqueles que vão “pregar a palavra”. 

É isso aí!

Estude 

Nenhum comentário:

Postar um comentário